top of page

PROGRAMAÇÃO

 

MESAS REDONDAS

 

Mesa de Abertura

Dia 13/nov | 9hs

 

Klaus Capelle (Reitor UFABC)

Rosana Denaldi (UFABC)

Pedro de Novais Lima Junior (Diretor da ANPUR)

Inês Magalhães (Secretaria Nacional de Habitação – Ministério das Cidades)

Luis Marinho - (Presidente do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC e Prefeito de São Bernardo do Campo) 

 

 

Mesa Redonda 1: PAC-Urbanização de Assentamentos precários: avanços e desafios

Dia 13/nov | 10hs

 

Coordenação: Giorgio Romano (UFABC)

Inês Magalhães (Secretaria Nacional de Habitação - Ministério das Cidades)

Rosana Denaldi (UFABC) 

William Cobbett (Cities Alliance)

Ermínia Maricato (FAU-USP)

Observação: Haverá tradução simultânea inglês-português.

 

 

Mesa Redonda 2: Projeto e Obra para favela

Dia 13/nov | 16hs

 

Coordenação: Regina Lins (UFAL)

Marcos Boldarini (Boldarini Arquitetos Associados)

Ricardo Moretti (UFABC)

Ícaro Moreno (EMOP- Governo do Estado do Rio de Janeiro)

Carlos Montoya (Empresa de Desenvolvimento Urbano de Medellín)

 

 

Mesa Redonda 3: O tratamento do risco nos projetos de urbanização de favelas

Dia 14/nov | 10h30

 

Coordenação: Katia Canil (UFABC)

Maria Angela Souza (UFPE)

Cláudia de Sanctis Viana (Proamb Geólogos Associados - BH)

Doris Suaza Español (Universidade Nacional de Colômbia – Bogotá)

Fernando Nogueira (UFABC) 

 

 

Mesa Redonda 4: A dimensão social dos projetos de urbanização de favelas e reassentamento

Dia 14/nov | 16hs

 

Coordenação: Laura Bueno (PUC-Campinas)

Francesco di Villarosa (Banco Mundial)

Tássia Regino (PMSBC)

Mirna Quinderé Belmino Chaves (Ministério das Cidades)

Karina Leitão (FAU-USP)

 

 

 

 

SAIBA MAIS SOBRE OS PALESTRANTES

 

 

Mesa Redonda 1: PAC-Urbanização de Assentamentos precários: avanços e desafios

 

 

Giorgio Romano 

Possui graduação e mestrado em Relações Internacionais pela Universidade de Amsterdam (1987) e doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (2003). Atualmente é professor da Universidade Federal do ABC, coordenador do Curso de Relações Internacionais e membro do corpo docente do Programa de pós-graduação em Ciências Humanas e Sociais. Foi Técnico em Planejamento e Pesquisa e coordenador da área de estudo de economia e política internacional do IPEA. Atuou como consultor senior do Banco Mundial e como Regional Advisor da Aliança de Cidades.

 

Inês da Silva Magalhães

É Secretária Nacional de Habitação do Ministério das Cidades, cargo que exerce desde 2005. Socióloga, atua desde 1989 nas áreas de gestão e planejamento urbano, tendo exercido atividades em diversos segmentos do poder público, com destaque para: Diretora de Urbanização de Assentamentos Precários na Secretaria Nacional de Habitação; Secretária de Planejamento da Prefeitura de São Vicente; e Chefe de Gabinete da Administração Regional da Sé da Prefeitura de São Paulo. Atuou, ainda, como analista de planejamento na Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano - CDHU do Estado de São Paulo.

 

Rosana Denaldi

Arquiteta, doutora em arquitetura e urbanismo pela FAUUSP, especialização em Política Habitacional e Urbana pelo IHS - Institute for Housing and Urban Development Studies (Roterdã). Foi secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação da Prefeitura de Santo André. Organizou a publicação “Ações Integradas de Urbanização de Assentamentos Precários” lançada pelo Ministério das Cidades. Atualmente é professora da Universidade Federal do ABC, vinculada ao Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas e ao Programa de Mestrado e Doutorado em Planejamento e Gestão do Território.

 

William Cobbett

É gerente do Cities Alliance desde maio de 2006, estando desde março de 2001 na instituição pelo Programa de Assentamentos Humanos das Nações Unidas em Nairobi. Nascido na África do Sul, Billy foi coordenador geral do Planact, uma ONG que fornecia suporte técnico e político à organizações civis e sindicatos. Mudou-se para a matriz do Congresso Nacional Africano (NCA) em 1992, onde foi coordenador nacional e diretor (1994) do Departamento Nacional de Habitação. Antes de ingressar nas Nações Unidas, foi Diretor de Habitação da cidade de Cape Town na África do Sul.

 

Ermínia Maricato

Arquiteta, doutora em arquitetura e urbanismo. É professora titular do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Foi coordenadora do curso de Pós Graduação da FAUUSP, Presidente da Comissão de Pesquisa da FAUUSP e membro do Conselho de Pesquisa da USP (2007-2009). Foi fundadora do LABHAB- Laboratório de Habitação e Assentamentos Humanos da FAUUSP e secretaria de Habitação e Desenvolvimento Urbano do Município de São Paulo (1989-1992). Participou da formulação da proposta de criação do Ministério das Cidades onde foi Ministra Adjunta (2003-2005).

 

 

 

Mesa Redonda 2: Projeto e Obra para favela

 

 

Regina Lins

Arquiteta, doutora em Estudos Urbanos pela University of Kent, Inglaterra (2001). Atualmente é professora Associada da Universidade Federal de Alagoas atuando na graduação e pós - graduação (Doutorado/Mestrado em Dinâmicas do Espaço Habitado). É membro do Conselho Editorial da Revista Vivência (UFRN, Natal) e assessora Científica da Fundação de Amparo à Pesquisa (FAPEAL/AL). Coordena o Núcleo de Estudos do Estatuto da Cidade, NEST/CNPq onde desenvolve projetos de pesquisa na área de habitação e planejamento urbano.

 

Marcos Boldarini

Arquiteto e urbanista, coordena e desenvolve projetos de urbanização de assentamentos precários, habitação de interesse social, equipamentos e espaços públicos há mais de 12 anos. Titular do escritório Boldarini Arquitetos Associados, com trabalhos apresentados nas bienais internacionais de arquitetura de Veneza (2002, 2010 e 2014), Roterdã (2009 e 2012), Quito (2010), São Paulo (2011 e 2013), Buenos Aires (2013), premiado nas três últimas.

 

Ricardo Moretti

Engenheiro civil, doutor em Engenharia de Construção Civil e Urbana pela Universidade de São Paulo (1993). Atualmente é professor titular da Universidade Federal do ABC - Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas (CECS) e professor do Programa de Pós Graduação de Planejamento e Gestão do Território desta Universidade. Foi professor do IPT - Instituto de Pesquisa Tecnológica do Estado de São Paulo - (2001-2008) e da PUC-Campinas (2005-2007). É coordenador da pesquisa ‘Urbanização de assentamentos precários no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento na Região do ABC’ financiada pelo CNPq.

 

Ícaro Moreno

Engenheiro Civil, mestre pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), pós-graduado em Engenharia Sanitária e Ambiental pela UERJ, com extensão em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Presidente da Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro – EMOP desde de janeiro de 2007. É Coordenador Técnico das Engenharias da Universidade Veiga de Almeida e professor do Curso de Engenharia Civil. Foi presidente da RIOLUZ – de 1994 a 1996; Subprefeito da Leopoldina em 1997; Presidente da RIOURBE.  Foi coordenador das intervenções de emergência e recuperação na Região Serrana em 2011.

 

Carlos Montoya

Gerente da Empresa de Renovação Urbana de Bogotá e professor universitário. Foi consultor do Município de Medellín e Diretor de elaboração e execução de projetos de cooperação internacional: Programa Integral de Melhoramentos de Bairros Subnormais em Medellín PRIMED com o KFW- Alemanha e Núcleos da Vida Cidadã na Vila del Socorro e La Esperanza com o AID-USA, apresentados em Istambul 1995, segundo lugar do premio Dubai, em 1998. Codiretor nacional de elaboração do programa de Desenvolvimento Institucional e Comunitário na Cidade Bolívar DIC com a União Europeia.

 

 

Mesa Redonda 3: O tratamento do risco nos projetos de urbanização de favelas

 

 

Katia Canil

Doutora em Geografia pela Universidade de São Paulo (2007). É professora da Universidade Federal do ABC, Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas (CECS) e do Programa de Pós Graduação Ciência e Tecnologia Ambiental.  Atua como pesquisadora do Laboratório de Riscos Ambientais no Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo e é coordenadora da pesquisa ‘Carta geotécnica de aptidão à urbanização: Instrumento de planejamento para prevenção de desastres naturais nos municípios de Rio Grande da Serra e São Bernardo do Campo, Região do Grande ABC, Estado de São Paulo.’

 

Maria Angela Souza

Doutora em História pela UFPE (2002) e Pós-doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela FAU-USP (2008-2009). É Professora Associada da Universidade Federal de Pernambuco e integra o Departamento de Arquitetura e Urbanismo. É coordenadora, desde 2005, do Observatório Pernambuco de Políticas Públicas e Práticas Sócioambientais - Grupo de pesquisa do CNPq e núcleo de extensão da UFPE, que vincula, por convênio de cooperação, os Programas de Pós-Graduação em Geografia e em Desenvolvimento Urbano da UFPE e a Organização Não-Governamental FASE-Solidariedade e Educação Núcleo PE, integrando a rede nacional Observatório da Metrópole.

 

Cláudia de Sanctis Viana

Geóloga formada pela UFMG, mestre em saneamento, meio ambiente e recursos hídricos pela Escola de Engenharia da UFMG (2000). Foi funcionária da Companhia Urbanizadora de Belo Horizonte – URBEL de 1998 a 2010, tendo ocupado os cargos de chefe de Divisão de Áreas de Risco e diretora de Manutenção e Áreas de Risco. Desde 2010 é sócia-diretora da Proamb Geólogos Associados e atua nas áreas de geologia urbana, gestão e mapeamento de risco geológico e geologia ambiental.

 

Doris Suaza Español

Geóloga pela Universidad Nacional de Colombia, com cursos de especialização em diversos campos da gestão de riscos e da habitação social. Trabalha há mais de quinze anos junto ao setor público, na assessoria a municipios colombianos e a entidades nacionais na construção de planos de risco e na incorporação do risco aos processos de planejamento territorial da Comunidade Andina. Participa da autoria de grande número de publicações, com destaque para os quatro Manuais do “Proyecto Prevención y Atención de Desastres en la Comunidad Andina”- PREDECAN, 2009, dos quais é coordenadora técnica.

 

Fernando Nogueira

Geólogo, doutorado em Geociências e Meio Ambiente pelo IGCE-UNESP. É professor do da Universidade Federal do ABC - Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas -  e colaborador do Programa de Pós Graduação de Planejamento e Gestão do Território desta Universidade.  Especialista em gestão de riscos ambientais urbanos, área em que trabalha desde 1991. Participou na última década da coordenação de vários Planos Municipais de Redução de Riscos e de diversos projetos para mapeamento e gerenciamento de riscos. Entre 1991 e 1996, foi Chefe do Departamento de Planejamento e Controle da Ocupação na Administração Regional dos Morros da Prefeitura de Santos.

 

 

Mesa Redonda 4: A dimensão social dos projetos de urbanização de favelas e reassentamento

 

 

Laura Machado de Mello Bueno
Arquiteta e urbanista, mestre e doutora pela FAUUSP. É líder do Grupo de Pesquisa Água no Meio Urbano. Atualmente coordena o Programa de Pós Graduação em Urbanismo da PUC Campinas, onde é professora desde 1987. Desenvolve pesquisas e tem publicações sobre Habitação e Meio Ambiente, Urbanização de Favelas, Questões Ambientais Urbanas, Mudanças Climáticas e Cidades e  Sustentabilidade Urbana. Atuou no poder público na EMPLASA (1976-1987) e Prefeitura do Município de São Paulo (1989-1992). Tem atuado como consultora de diversas prefeituras, estados brasileiros e empresas e entidades de assessoria técnica.

 

Francesco di Villarosa

Formado em Ciências Políticas na Universidade de Turim, Mestre em Sociologia pela London School of Economics e PhD em Estudos sobre Desenvolvimento pela Universidade do Sussex. É consultor, entre outros, do Banco Mundial,  Banco Interamericano de Desenvolvimento, Governo Federal do Brasil, a ONU-Habitat e Cities Alliance, com os quais tem trabalhado na América Látina e África. Especialista em dimensões sociais do desenvolvimento urbano, gestão de políticas sociais, métodos participativos de diagnóstico e mapeamento, focalização geográfica. É autor de Information, Management and Participation e Urbanização de Favelas: Lições Aprendidas no Brasil (com Fernanda Magalhães).

 

Tássia Regino

Assistente Social, graduada pela Universidade Federal de Pernambuco.  É Secretária de Habitação do Município de São Bernardo do Campo desde 2009. Foi diretora da empresa Multisetorial e prestou assessoria para formulação e implementação de diversos planos e projetos Habitacionais. Foi consultora do BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento até 2008 e colaboradora do Ministério das Cidades em iniciativas de capacitação, com destaque para a participação como professora no Curso a Distância ‘Trabalho Social em Programas de Habitação de Interesse Social’ e no Curso ‘Ações Integradas de Urbanização de Assentamentos Precários’, promovido pelo Ministério e Cities Alliance.

 

Mirna Quinderé B. Chaves

É Arquiteta, pós-graduada em Gestão de Programas e Projetos Sociais pela Escola Nacional de Administração Pública – ENAP, e Planejamento e Gestão Territorial pelo Projeto Euro Brasil. Integra o Ministério das Cidades desde 2003, ocupando o cargo de Diretora do Departamento de Urbanização de Assentamentos da Secretaria Nacional de Habitação a partir de 2005. Atua na área de habitação e desenvolvimento urbano no âmbito do Governo Federal deste 1986, tendo exercido diversos cargos de assessoramento, gerenciamento e direção, com destaque para a operação do Programa de Urbanização de Assentamentos Precários do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC e Minha Casa, Minha Vida vinculado a processos de reassentamento.

 

Karina Leitão

Arquiteta, doutora em arquitetura e urbanismo pela FAU-USP, professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP). Desde 2002 é pesquisadora, e mais recentemente, Coordenadora de Pesquisas e Extensão, e do Grupo de Formação em Estudos Urbanos do Laboratório de Habitação e Assentamentos Humanos da FAUUSP. Tem experiência como consultora independente junto a instituições como: Instituto Pólis, Aliança de Cidades, Ministério das Cidades, FUPAM e FESPSP, e diversas prefeituras, na área de Planejamento Urbano e Regional, com ênfase em Políticas Urbana e de Habitação de Interesse Social e Gestão Municipal.

 

 

PALESTRANTES
bottom of page